9º ANO

UNIDADE 1 – PALAVRA, ARTE E MULTIMÍDIA

  • Copiar o texto página 8.
  • Observe as imagens da página 8 e 9.

Capítulo 1 – A palavra na cena


VEM LER!

  • Observe a imagem na página 12.
  • Leitura página 12.

 

  1. Você leu ou viu uma imagem?

RESPOSTA PESSOAL:


VEM ESCREVER!

  • Leitura página 13 e 14.
  1. Reescreva o texto da página 13 com suas palavras e ilustre-o:

RESPOSTA PESSOAL:


  1. O que é dramaturgia?

RESPOSTA: https://conceitos.com/dramaturgia/

O termo dramaturgia se refere à arte do teatro. Aquele que protagoniza esta forma de criação é o dramaturgo, ou seja, a pessoa que faz dramas. Neste sentido, deve-se destacar que a palavra drama em grego quer dizer “eu faço”. Assim, o dramaturgo é aquele que recria teatralmente uma história inventada, podendo ser uma tragédia, uma comédia, um drama, assim como uma diversidade de gêneros e subgêneros teatrais (vaudeville, zarzuela, ópera, monólogo, mime, etc.) De qualquer forma, a dramaturgia é a arte de representar uma história num palco.

Elementos próprios da dramaturgia

O elemento fundamental desta arte é o texto teatral. Embora a história do teatro seja realizada propriamente em cenários convencionais, não se pode esquecer que a obra teatral também foi levada ao cinema e à televisão.


Tema 1 – Qual é a época da criação?


Artes de todos os tempos

  • Observe a imagem da página 15.
  • Leitura das páginas 15 à 16.
  • Copie o trecho da música: “Palavras – Titãs”

 

  1. “Ao criar arte, podemos escolher por quais caminhos nos expressar”. Quais seriam estes caminhos?

RESPOSTA: Por meio das imagens, dos gestos, dos sons, das palavras. Podemos criar mundos imaginários muito diferentes do real, ou representar ideias mais próximas do nosso cotidiano.


  1. “Objetos de consumo ficam obsoletos. A Arte, não.” Você concorda com essa afirmação? Por que?

RESPOSTA: A resposta pode depender do contexto cultural na qual tanto o objeto quanto a arte foram criados e o quanto significam para uma sociedade. Atualmente, o uso de coisas antigas para criar arte é bem frequente, apresentando, muitas vezes, novos significados para objetos e ideias.


  1. Como se chama a obra de Alex Flemming, na página 15? E como ele fez?

RESPOSTA: Lápides. Em 2012, ele fez um pedido a várias pessoas que conhecia, solicitou a doação de computadores portáteis antigos e sem uso. O artista conseguiu juntar computadores suficientes para montar uma instalação na Pinacoteca do Estado de São Paulo.


  1. O que é Intermídia?

RESPOSTA: É um termo usado desde o início dos movimentos de arte do começo do século XX para fazer referência a artistas e às suas produções que usam duas ou mais linguagens. Atualmente, o termo é usado para falar de produções que, além de várias linguagens, utilizam vários recursos, inclusive tecnológicos.


  1. O que é Arte Intermídia?

RESPOSTA: A criação artística pode acontecer usando mais de uma linguagem, misturando maneiras de criar e de expressar-se. São linguagens artísticas que podem estar juntas em uma mesma obra: som, imagem, palavras, gesto, movimento (música, artes visuais, literatura, teatro e dança). Cada uma dessas linguagens possui os seus códigos, a sua maneira de ser e de se comunicar com você.


  1. Qual foi a intenção de Alex Flemming em sua obra?

RESPOSTA: Usou imagens e palavras para nos convidar a pensar sobre as relações com as tecnologias e como nos comunicamos.

“Lápides” é uma nova série de pinturas sobre superfícies não-tradicionais que o artista realiza atualmente sobre notebooks. Flemming pediu para vários de seus amigos os computadores utilizados por eles e que já não mais estavam em uso, pintou-os com grossas camadas de tinta acrílica monocromáticas, e escreveu na tela o nome de seu antigo proprietário, como um espelho pictórico-gráfico da própria pessoa e também como uma Lápide.

A Lápide revela o final da tecnologia, que já superou a si mesma, e funciona como um retrato do zeitgeist¹ de nosso tempo, em que cada pessoa passa horas grudado à frente de seu próprio computador. Ao expor 48 desses computadores no chão e em disposição geométrica, Flemming apresenta ao público um “cemitério instantâneo” de nossas preocupações e prazeres cibernéticos, bem como mostra os notebooks como o espelho de Narciso, ou seja, reflexo através do qual a pessoa vive e morre.

https://tcmagazine.wordpress.com/2012/05/24/na-pinacoteca-apenas-dois-dias-para-ver-as-lapides-de-alex-flemming-26-e-27-de-maio/

 

¹Zeitgeist significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. É uma palavra alemã.

O Zeitgeist é o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.


TRABALHO:

CONHECENDO O ARTISTA:

Individual

Pesquisar Vida e Obra de: ALEX FLEMMING

TRABALHO MANUSCRITO

COM CAPA 

COM IMAGENS

Entrega:

Valor: