2º ANO

CAPÍTULO 3 – A CRIAÇÃO

  • Copiar o trecho de “Se liga aí – Gabriel, O Pensador
  • Responda: “O QUE É CRIAÇÃO?”

RESPOSTA PESSOAL.

Tema 1 – Intervenção como criação

  • Copiar o trecho de:

O que é a filosofia?  – Gilles Deleuze e Félix Guattari”

  • Leitura das páginas 98 à 108.
  • Pesquise na internet e responda:

 

  1. O que é Intervenção Urbana?

RESPOSTA: https://www.intervencaourbana.org/

Intervenção Urbana é o termo utilizado para designar os movimentos artísticos relacionados às intervenções visuais realizadas em espaços públicos. No início, um movimento underground que foi ganhando forma com o decorrer dos tempos e se estruturando. Mais do que marcos espaciais, a intervenção urbana estabelece marcas de corte. Particulariza lugares e, por decupagem, recria paisagens. Existem intervenções urbanas de vários portes, indo desde pequenas inserções através de adesivos (stickers) até grandes instalações artísticas.


  1. “O artista pensa e seu pensamento tem um poder”; em arte isso é chamado de:

RESPOSTA: POTÊNCIA CRIATIVA


A arte de ALEXANDRE ORION

  1. O que é Arte Efêmera?

RESPOSTA: https://www.portalsaofrancisco.com.br/arte/arte-efemera

Arte Efêmera é a arte que dura apenas por um curto período de tempo. Há muitas formas de Arte Efêmera, da escultura à realização, mas o termo é geralmente usado para descrever uma obra de arte que ocorre apenas uma vez, como um acontecimento, e não pode ser incorporado em qualquer objeto duradouro para ser mostrado em um museu ou galeria. Esta forma de arte é recente.

A definição coincide com a própria palavra, o seu significado ser: com duração de um tempo muito curto, de curta duração, transitório. Ele dá um propósito totalmente novo para a arte que está sendo criado. Aquilo que é passageiro, temporário, transitório. Algo que é efêmero tem pouca vida e desaparece ou acaba passado pouco tempo.

A Arte Efêmera é uma forma ou estilo de arte, especialmente presente na arte contemporânea, como a arte de terra (mas não exclusivamente) e não joga sobre a durabilidade da obra de arte, que é a regra geral, mas sobre a brevidade, a sua natureza provisória e, muitas vezes dirigida pelo próprio artista no trabalho.


A arte de GABRIEL O PENSADOR

  1. Explique Cultura Hip Hop:

RESPOSTA: https://www.movimentohiphopdf.com/site/noticias.html

Hip-hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: o canto do rap (sigla para rythm-and-poetry), a instrumentação dos DJs, a dança do break dance e a pintura do grafite. O termo música hip hop refere-se aos elementos rap e DJ, sendo hip hop também usado como sinônimo de rap.

No Brasil, o movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão. Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de ressocialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.

 


Ofício da arte: GRAFITEIRO

  1. Descreva a profissão de grafiteiro:

RESPOSTA:

O grafite surgiu na década de 1970, em Nova Iorque, quando alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade. Essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos. A definição mais popular diz que o grafite é um tipo de inscrição feita em paredes. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.

O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.

O grafite foi introduzido no Brasil no final da década de 1970, em São Paulo. Os brasileiros não se contentaram com o grafite norte-americano, então começaram a incrementar a arte com um toque brasileiro. O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. A pichação ou vandalismo é caracterizado pelo ato de escrever em muros, edifícios, monumentos e vias públicas. Os materiais utilizados pelos grafiteiros vão desde tradicionais latas de spray até o látex.

Principais termos e gírias utilizadas nessa arte;

  • Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
  • Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
  • Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
  • Tag: é a assinatura de grafiteiro.
  • Toy: é o grafiteiro iniciante.
  • Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo.

https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm


A língua da arte: o grafite reverso

  1. Explique a técnica do Grafite Reverso:

RESPOSTA: https://www.desenhoonline.com/site/a-tecnica-do-graffiti-reverso/

Também conhecida por green graffiti ou eco-tagging, o grafite reverso nada mais é que uma expressão artística de rua que consiste em desenhar em muros de paredes sujas, utilizando jatos de alta pressão para desenhar figuras. Assim é removido a sujeira das paredes de acordo com o desenho do artista; a sujeira ou a parte limpa podem se tornar tanto o positivo quanto o negativo do desenho. Esta modalidade artística têm ganhado cada vez mais destaque por se tratar de métodos limpos, condizentes com a recente tomada de consciência a respeito do meio ambiente.


CRIAÇÃO COMO IMPROVISAÇÃO

Improvisação como técnica teatral

  1. O que é Pantomima?

RESPOSTA: Tipo de representação teatral em que os atores exprimem unicamente por meio de gestos os sentimentos, as paixões, as ideias, utilizando a expressão facial e corporal.


  1. O que é improvisação?

RESPOSTA: É um recurso de encenação teatral pelo qual se procura obter a ação dramática com base na espontaneidade e na habilidade de adaptação às situações vividas pelos atores. Também chamado no teatro de: ‘caco’.


TRABALHO:

Grupo

Em grupos criar uma pantomima com o tema: “Diga não às drogas

Entrega:

Valor: